Produtividade Cíclica

O que conhecemos hoje como produtividade é patriarcal, baseada na produtividade masculina que é totalmente diferente da produtividade feminina e cíclica. Quem pensou nas regras e nos fundamentos da produtividade foi o patriarcado, e há quem se encaixa e vive bem dentro dela, mas há quem procura algo mais, além dessa caixa.

Uma das dúvidas que as mulheres mais têm é como aplicar NA PRÁTICA a produtividade cíclica, então senti deixar aqui alguns esclarecimentos:

Aprendemos que quanto mais tarefas em menos tempo fizermos, melhor é, assim somos de fato produtivas, mas nossa ciclicidade não funciona exatamente dessa forma.

A jornada de trabalho levando em consideração o horário tradicional de 8h as 18h foi pensada na testosterona que atinge seu pico pela manhã nos homens diminuindo ao longo do dia. Enquanto isso a nossa testosterona aumenta a noite. Sem contar que o trabalho da mulher normalmente nunca acaba quando ela chega em casa do trabalho.

A produtividade cíclica tem como objetivo compreender os horários e as fases do teu ciclo que de fato estás mais produtiva, não é linear, está em constante movimento e mudança.

É um mapeamento que pede autoconhecimento e desapegar de algumas crenças como:

  • Preciso dar conta de tudo;
  • Preciso da aprovação das outras pessoas;
  • Estou muito velha para começar;
  • Eu não tenho tempo para cuidar de mim;
  • Eu preciso ser perfeita.

Quem se alimenta da culpa, exaustão, inseguranças e auto sabotagem é o sistema.

Ter tempo para ti é um pilar fundamental para a produtividade cíclica e isso vamos construindo aos poucos. A transição de uma produtividade linear para a cíclica não acontece da noite para o dia e nem é fácil, mas dar o primeiro passo é o único caminho.

Não tens ciclo menstrual? 

Observa a Lua, como é a tua energia em cada fase, quais tarefas são mais fáceis de praticar, organiza-te e não te esqueças de parar e respirar.

Não te cobres para ser perfeita, apenas pergunta: HOJE, o que eu consigo fazer para deixar minha rotina mais leve?

Caso queiras entender mais sobre tudo isto, podes inscrever-te para a próxima turma agora mesmo no Circulo De Mulheres Mandala dos Ciclos, uma Imersão de 3 horas com conteúdo exclusivo!

Tudo o que precisas para aprender a mapear o teu ciclo de forma prática e usar a mandala dos ciclos para trazer mais energia, leveza e equilíbrio para o seu dia a dia. Vamos juntas!

Carla Ferreira

Carla Ferreira

Terapeuta e Formadora
Mentora de Mulheres
Criadora do Método Jornada da Menopausa Consciente
Founder Welcome Home Azores e Ascensão d'Alma

Mais conteúdos que podem te inspirar

Oferta Especial

em comemoração à renovação da marca Ascensão d’Alma

18% off

12 Meditações Guiadas Consciência e Conexão